Segurança do Trabalho: O que é e como aplicar na sua empresa?

Segurança do trabalho é um conjunto de medidas e normas técnicas, médicas, educativas, psicológicas e organizacionais aplicadas nas relações profissionais. Sendo assim, o principal objetivo da é a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Além disso, este conjunto de medidas protege a integridade física, psicológica e mental dos trabalhadores.

segurança do trabalho

Medidas de segurança do trabalho

Ao identificar riscos presentes no ambiente de trabalho e adotar medidas preventivas para evitá-los ou minimizar a sua ocorrência, a segurança do trabalho contribui para a manutenção da saúde de cada profissional.

Por sua vez, essas práticas são chamadas de medidas preventivas e incluem a implementação de equipamentos de proteção individual e coletiva, por exemplo.

Outro exemplo é a adoção de alguns procedimentos, a realização constante de treinamentos e capacitação dos funcionários, dentre várias outras.

Todavia, além de contribuir para a prevenção de acidentes e doenças laborais, a segurança do trabalho contribui para o aumento da produtividade e qualidade dos serviços executados.

Além do mais, consegue reduzir custos relacionados a afastamentos ou indenizações pagas aos trabalhadores, melhorando a imagem de uma empresa na sociedade em que está inserida.

Segurança do Trabalho: Qual a importância nas empresas

De maneira geral, a segurança do trabalho é fundamental para empregadores e para empregados.

Veja a seguir motivos pelos quais é tão necessária nas empresas

1- Protege os funcionários

A proteção dos trabalhadores contra acidentes e doenças relacionadas ao trabalho é um dos motivos que mais exalta a importância da segurança do trabalho nas empresas.

Neste caso, além de evitar lesões físicas, as medidas protetivas auxiliam na manutenção da saúde mental e psíquica dos trabalhadores.

2- Reduz os custos 

Os custos com acidentes e doenças ocupacionais resultam em altos custos para as empresas, seja pela compensação aos colaboradores atingidos ou no reparo de equipamentos danificados, o que interrompe o processo produtivo.

Por esta razão, a segurança do trabalho também é extremamente benéfica para a empresa, pois contribui para a redução de custos trabalhistas e operacionais.

3- Aumenta a produtividade

Trabalhadores seguros são mais propensos a desenvolver um trabalho de melhor qualidade, já que a concentração e bem estar são mais fáceis de serem atingidos nessas condições.

Logo, a produtividade aumenta e consequentemente o lucro da empresa, o que pode influenciar até mesmo na melhor remuneração dos funcionários.

4- Deixa a empresa em conformidade com as normas trabalhistas 

Existem diversas leis e regulamentações que obrigam os empregadores a fornecer um ambiente de trabalho seguro para todos os seus colaboradores.

Neste caso, a implementação de medidas de segurança no trabalho garante que as empresas estejam cumprindo essas regulamentações, o que impede multas e sanções relacionadas à falta de segurança.

5- Diminui a rotatividade de funcionários

Quando algum colaborador é afastado ou precisa ser substituído, a rotatividade aumenta, gerando desestabilidade na empresa.

Por sua vez, quanto maior a rotatividade de funcionários, mais difícil é encontrar novos colaboradores à altura, principalmente em funções que exigem capacitação e alto conhecimento técnico.

Principais atividades desempenhadas 

Como dito anteriormente, a segurança do trabalho é responsável por várias medidas protetivas.

No entanto, as principais atividades relacionadas são:

Identificação de Riscos 

A segurança do trabalho identifica todos os riscos presentes no ambiente laboral. Esses riscos podem ser de origem física, química, biológica, ergonômica ou psicossocial.

Análise de Riscos 

Após serem identificados, a segurança do trabalho analisa e avalia qual o grau de perigo e a probabilidade de ocorrência de acidentes ou doenças ocupacionais.

Planos de Prevenção

A partir da análise de riscos, a equipe elabora planos de prevenção, através de medidas de segurança específicas que evitam a ocorrência de cada risco identificado.

Treinamento e Capacitação dos funcionários

Outra atividade desempenhada pela segurança do trabalho é garantir o treinamento e capacitação dos funcionários com relação às medidas seguras adotadas e sobre a importância de seguir as normas vigentes.

Monitoramento do Trabalho e Fiscalização

A segurança do trabalho monitora constantemente as funções de risco com o objetivo de garantir que todas as medidas estejam sendo cumpridas e identificando possíveis novos riscos.

Investigação de acidentes

Quando algum acidente ocorre, é preciso investigar quais foram as causas e implementar medidas para evitar que novos acidentes aconteçam, uma das atribuições da segurança do trabalho.

Relatórios e Elaboração de Documentos Específicos

Qualquer medida de segurança adotada assim como os resultados da análise de riscos precisam ser documentados em relatórios e registrados. Por sua vez, é a equipe de segurança do trabalho que desempenha esta função.

Gostou deste conteúdo? Para implementar todas estas ações no seu ambiente de trabalho, você pode contar com a ASPI Engenharia. Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!